Curitiba Convention & Visitors Bureau firma parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Paraná em prol da sustentabilidade

16 de junho de 2023


O Curitiba Convention & Visitors Bureau participou hoje, dia 14, do Encontro Estadual de Gestores de Turismo, que está na segunda edição, e é promovido pela Secretaria de Turismo do Estado do Paraná. O evento foi aberto pelo governador Ratinho Junior e reúne prefeitos, secretários municipais e instância de governança do turismo. Neste ano, o evento discute temas como sustentabilidade, inovação e união.

O objetivo é sensibilizar os gestores de turismo das prefeituras para a importância da atividade na economia dos municípios, de forma sustentável, mobilizar os profissionais que atuam no planejamento, organização, qualificação e promoção, e criar conexões e sintonia entre todas as 19 regiões turísticas do Estado.

“A proposta é discutir com os municípios a importância de políticas públicas para turismo, atuando com cooperação, inteligência e sustentabilidade para o fomento ao setor. É uma estratégia que envolve tanto a iniciativa privada, quanto o setor público”, explicou a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria do Turismo, Anna Carolina Vargas.

O próprio evento já aborda esses temas na prática. O encontro propõe a redução do uso de plástico e de papel, com crachás retornáveis para reuso, copos ecológicos e reutilizáveis, backdrop de LED e coffee break montado por uma fornecedora regional da comunidade caiçara, que trabalha com turismo sustentável. O formato prevê uma atitude sustentável, com foco na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Já não é mais novidade que as alterações climáticas representam um desafio sem precedentes para a humanidade, e isso não é diferente para o setor de eventos. De forma geral, os eventos ocasionam o consumo de recursos naturais como energia elétrica e água e também concentram a geração de resíduos e efluentes em um curto espaço de tempo. Apesar dos impactos listados, o principal agente emissor de Gases do Efeito Estufa atribuído a um evento é o deslocamento dos participantes, decorrentes da utilização de meios de transporte que utilizem combustíveis fósseis.

Apesar da sua representatividade, essas emissões da mobilização dos participantes não são fáceis de calcular, afinal os visitantes podem utilizar diversos meios de transporte e serem provenientes de diferentes localidades da região. Por conta desse grande desafio, a Ororo criou um recurso chamado Carbonômetro, que possibilita ao visitante informar como chegou até o local do evento. Dessa forma, é possível calcular as emissões de gases de efeito estufa de forma individualizada para cada visitante, permitindo uma coleta de dados robusta para estimar as emissões totais do evento.

O Curitiba Convention & Visitors Bureau forneceu a calculadora de carbono, através do associado Ororo, para o evento. Para a compensação do carbono, a Secretaria do Turismo firmou um acordo com o Instituto Água e Terra (IAT). O dado será repassado ao IAT, que vai designar áreas de unidades de conservação ou outros locais que precisam de restauração da cobertura vegetal, fazendo o plantio de árvores.

“Além dos recursos utilizados para aquisição de dados, a Ororo possui uma certificação e um selo entregues para o evento, após realizar o Inventário de Carbono, também oferecendo a compensação de suas emissões (respeitando os limites do relato). Nossa certificação é a comprovação da neutralização das emissões de Gases do Efeito Estufa e valida a consciência ambiental das marcas relacionadas a promoção daquele evento”, enfatiza Maurício Kusbick, Co Founder da Ororo.

“Para nós, esta parceria faz parte de uma nova estratégia da entidade para atuar de forma mais sustentável e responsável com o meio ambiente. Futuramente pretendemos aderir aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da agenda 2030, e assumir esse compromisso com o pacto global”, comentou Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau.

Contato