IBAPE reúne Engenharia nacional na cidade para falar sobre a importância de uma atividade que prevê falhas e contribui com a qualidade das edificações
No dia 22.03 (sexta-feira), das 8h às 18h, será realizado em Curitiba, na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o VII Seminário Nacional de Engenharia de Avaliações e Perícias. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE Nacional), o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (IBAPE-PR) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).
A temática do encontro consiste em abordar a nova prova pericial, perícias judiciais, normas de garantias, vícios construtivos, novas tecnologias e segurança jurídica, entre outros assuntos.
Na abertura do Seminário estarão presentes as principais autoridades da Engenharia de Avaliação e Perícias. Entre as principais falas, os Presidentes do IBAPE Nacional, do IBAPE-PR e do Crea-PR, respectivamente, Eng. Civil Luciano Ventura, Eng. Mecânico Edson Haluch e Eng. Agrônomo Clodomir Luiz Ascari. Destaque para a palestra magna “Uso de novas tecnologias nas avaliações”, proferida por Filipe Verri, bacharel em Ciência da Computação e Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
“Reunir tantas lideranças nacionais e sumidades em suas áreas mostra o compromisso do Ibape de promover a capacitação e o crescimento dos profissionais, o que reverbera positivamente também em toda a sociedade”, destaca o Eng. Civil Luciano Ventura, Presidente do IBAPE Nacional.
“Este seminário nos oferece, portanto, uma oportunidade única. A chance de aprender com os melhores na nossa área, de compartilhar nossas próprias experiências e, mais importante, de construir juntos o futuro da Engenharia de avaliação e perícias no Brasil. Encorajo a cada um de vocês a aproveitar ao máximo esta experiência. Que possamos sair não apenas mais qualificados tecnicamente, mas também mais conectados e engajados com a nossa comunidade profissional”, pontua o Eng. Mecânico Edson Haluch, Presidente do IBAPE-PR.
O Seminário ainda conta com o patrocínio da Mútua – Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea e a participação das empresas Ária Sistemas de Informática, Vaz de Mello Consultoria em Avaliações e Perícias, Cava Engenharia de Infraestrutura e Lead – Gestão Fundiária, DKS Engenharia e Valiar Engenharia de Avaliações.
Programação
8h às 8h30 – Abertura
8h45 às 10h15
Mesa redonda: Perícia Judicial de Engenharia e Vícios Construtivos
Apresentação: Eng. Civil Luciano Ventura
Debatedores: Juiz Federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, Vice-presidente do Conselho Jurídico da CBIC – Câmara Brasileira-Indústria da Construção Civil, Fernando Guedes Ferreira Filho e Eng. Civil Rodrigo Santos Costa, Gerente Nacional da GEHPA – Gerência Nacional de Padrões e Empreendimentos Críticos
Moderador: Eng. Civil Francisco Maia Neto
10h45 às 11h30
Palestra Magna: Uso de Novas Tecnologias nas Avaliações por Filipe Verri, bacharel em Ciências da Computação e Professor do ITA
Moderador: Eng. Civil Lutemberg Florêncio
11h30 às 12h45
Painel: A Prova Pericial de Engenharia e Arquitetura e a Segurança Jurídica
Painelistas: Desembargador Francisco Cardoso de Oliveira e Eng. Mecânico Edson Haluch
Moderadora: Engª Civil Andrea C. K. Munhoz Soares
14h30 às 15h45
Painel: Normas de Garantias e as Perícias Judiciais
Painelistas: Dr. Ricardo Campelo e Engª Civil Flávia Zoéga A. Pujadas
Moderadora: Engª Civil Karin S. Chiamenti
15h45 às 17h30
Painel: Avaliação de Remanescentes em Desapropriações Parciais
Painelistas: Rosa Angélica Magalhães Angelim, Coordenadora de Desapropriação do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Eng. Agrônomo Marcelo Rossi de Camargo Lima e Arquiteta Ana Maria Biazzi Dias de Oliveira
Moderador: Eng. Civil Pedro Kruk
17h30 às 18h
Encerramento
Serviço:
VII Seminário Nacional de Engenharia de Avaliações e Perícias
Data: 22.03 (sexta-feira), das 8 às 18h
Local: IEP – Instituto de Engenharia do Paraná (Rua Emiliano Perneta, 174 – Centro) – Curitiba-PR
Realização: Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE Nacional), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (IBAPE-PR) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR)