De ouvinte a patrocinador: mercado de podcast é para todos

24 de maio de 2022


Quase metade dos profissionais de comunicação do Brasil já trabalha com podcasts. É o que diz uma pesquisa realizada pela mídia tech Comunique-se em parceria com a agência de notícias Dino. Para o levantamento “O mercado de podcasts no Brasil”, as plataformas entrevistaram 1.100 pessoas entre fevereiro e março deste ano com o objetivo de entender melhor a “modinha” dos podcasts. O formato tem chamado a atenção especialmente pelo crescimento exponencial das produções durante a pandemia. De acordo com uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de produções deste tipo.

 

Entretenimento, notícias e uma ótima oportunidade para as marcas. O formato podcast ganha espaço em planejamentos de mídia graças a um alcance cada vez maior. De acordo com a pesquisa do Comunique-se, para 94% dos respondentes, o formato veio para ficar e 51% pretende investir nesta mídia a curto prazo, sendo que destes, 56,1% pensam em desenvolver um projeto de podcast para a empresa em que trabalham. Quem já tem o podcast na rotina de ações de marca aponta que, entre os principais resultados, estão o fortalecimento da marca, a conquista de clientes e a conversão em vendas.

 

De comunicador a podcaster

 

A era do podcast também tem trazido novos ares para quem trabalha com comunicação. O Comunique-se descobriu que 80,8% dos respondentes da pesquisa são responsáveis pelo conteúdo em áudio produzido em suas empresas. As carreiras passam a se desdobrar para as funções de produtor, apresentador de programas e até participante convidado – neste caso, os assessores de imprensa que indicam clientes para serem fontes de atrações já somam 12,4% dos profissionais de comunicação.

 

Nada mais justo: os profissionais da comunicação têm contribuído para aumentar os dados de consumo desse formato de mídia: 29,5% ouvem podcasts de entretenimento; 29% buscam atualizar-se no cotidiano, 22% querem insights para a carreira e 19,5% usam os podcasts como fonte de estudo. E, ainda, mais de 44% dos comunicadores têm, atualmente, algum trabalho relacionado à produção de podcasts.

 

Curiosidades da pesquisa “O Mercado de podcasts no Brasil”.

– 20,2% dos entrevistados trabalham com podcast há menos de seis meses;

– 24,6% passaram a ouvir podcasts regularmente há dois anos;

– O podcast “O Assunto”, de Renata Lo Prete, é o favorito para 5% dos entrevistados.

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