Criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) é celebrado em 28 de fevereiro. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, o número de casos dessas doenças cresceu 184% entre 2007 e 2016, destacando-se negativamente entre as lesões que mais afastam os profissionais do trabalho.
A data visa conscientizar a população sobre a prevenção dessas enfermidades que podem começar com pequenas dores localizadas, formigamentos e perda da sensibilidade em partes do corpo que realizam movimentos repetitivos. Caso não sejam tratadas, essas pequenas lesões podem evoluir para Mialgia (dores constantes nos músculos), Bursite (inflamação entre os ossos, músculos e tendões), Tendinite (dor e inchaço dos tendões), entre outros.
Com o objetivo de evitar que os colaboradores sofram com essas lesões por esforço repetitivo, o setor de RH deve estar atento. Além de intervir para que as empresas invistam em equipamentos de trabalho ergonômicos, os profissionais do setor são fundamentais para compartilhar informações a respeito das doenças, participar de campanhas sobre o assunto, organizar palestras temáticas e acompanhar a saúde dos colaboradores regularmente.