Educação em debate: Seminário reuniu referências nacionais em Cascavel

28 de fevereiro de 2024


Ponto alto do evento foi a discussão a respeito da Nova Escola, projeto transformador do Bairro Integrado Ecoparque

No último dia 22 de fevereiro, o Auditório do CEAVEL (Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel) foi palco de um importante seminário de educação promovido pela Fundação Araucária, com o apoio do Ecoparque. O evento contou com a participação de diretores de escolas, secretários de Educação da Região Oeste, além de pesquisadores e referências locais do setor.

O foco do seminário foi o compartilhamento de experiências entre os estados do Ceará e o Paraná, reconhecidos por suas práticas inovadoras na área educacional. Há, ainda, mais um fator de união dessas iniciativas: elas acontecem longe das regiões metropolitanas, onde historicamente concentram-se a renda e a geração do conhecimento formal (universidades).

O Estado do Ceará, teve sua experiência em educação básica representada pelo município de Sobral, exemplo de sucesso no Índice de desenvolvimento da educação básica – Ideb, tendo também apresentado seu exitoso programa Cientista Chefe e as ações da Fundação Cearense de Amparo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP. O Paraná se destaca por suas articulações entre governo, sociedade e setor produtivo, desde a educação básica, representada pelo município de Cascavel e Núcleo Regional de Educação de Cascavel, até o fomento à ciência, tecnologia e inovação – C,T&I, representada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.

Ponto alto: projeto Nova Escola Ecoparque

Um dos pontos altos do evento foi a discussão sobre a Nova Escola Ecoparque, parte do projeto transformador do Bairro Integrado Ecoparque em Cascavel. O projeto visa unir moradia adequada e saudável, incremento da renda das famílias para real superação da vulnerabilidade social e, sobretudo, foco na educação e proteção integral às crianças, desde a concepção até a conclusão do Ensino Fundamental I.

A expectativa é de que a Nova Escola seja um laboratório de articulação entre o sistema público de educação e a sociedade, buscando fortalecer a escola pública e proporcionar melhores condições de trabalho para professores e servidores escolares.

“O bairro integrado Ecoparque trata-se de uma solução para moradia, tendo como centralidade a escola. Este evento é muito importante tanto para o intercâmbio de experiências, quanto para lançar o processo de diálogo com os sistemas públicos de educação – cascavelense e paranaense – uma vez que o que se busca é somar, fortalecer a escola pública para que ela seja a melhor possível”, destacou na ocasião o Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Warhaftig.

Também participaram do seminário: Profª. Marcia Baldini, Secretária de Educação de Cascavel; Profª Adriana Furlanetto, da equipe do Núcleo de Educação de Cascavel; Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, Presidente da Funcap; Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos,  Secretário de Educação de Sobral; Profª. Annelise Maymone, representante da SEED – CE, entre outros.

Contato