A crise não abalou apenas as empresas e a estabilidade do emprego, mas também o planejamento dos profissionais de realizar cursos de pós-graduação. A demanda pelo aprimoramento foi reprimida pelo receio da perda do emprego, mesmo com a opinião de diversos analistas de mercado quanto à importância do investimento em formação profissional, que pode ser um diferencial na busca ou manutenção da empregabilidade.
Para a coordenadora de pós-graduação da ESIC Business & Marketing School, Karin Schneider, o momento é de ampliar as opções profissionais, com a possibilidade de se reinventar e criar oportunidades de empregos. “Podemos seguir a velha lógica de oferta e demanda, com poucas posições no mercado somente os melhores profissionais terão garantia de espaço. Além disso, a atual dinâmica econômica exige a atualização e a capacidade de reflexão e criação de novas idéias, e isso acontece através do processo de aprendizagem”, explica. Nas salas de aula os profissionais não apenas podem se reciclar e se tornar mais atraentes ao mercado, como estabelecem relações comerciais que podem gerar resultados.
Fôlego para estudar
Para investir em educação, a qualquer momento, é necessário o planejamento financeiro e o conhecimento de mercado. Há muita desregulamentação na área de pós-graduação Lato Sensu e isso impacta na qualidade e seriedade dos programas, através da seleção de professores, na garantia de conteúdos e na aplicação prática. “O aluno deve buscar uma escola com diferenciais pedagógicos, fugir do tradicional. Nome e credibilidade também são importantes, além de rankings, classificações e certificações, que são ótimos indicadores”, diz Schneider.
Muitas instituições optam por definir programas mais restritos que se adaptem à rotina do profissional, reduzindo a carga horária e excluindo trabalhos de conclusão. O que pode parecer um excelente negócio, em virtude da facilidade de conciliar as duas funções – profissional e acadêmica -, pode resultar em uma imagem negativa ao currículo. Em alguns casos, esses cursos não preenchem os requisitos básicos definidos pelo Ministério da Educação e sequer são reconhecidos oficialmente.
Com a banalização dos cursos de pós-graduação, apenas o título no currículo deixou de ser um diferencial, a imagem da instituição e a sua credibilidade no mercado são essenciais. “O mercado busca profissionais com energia e ambição suficiente para gerar crescimento. Pessoas capazes de refletir sobre os problemas, interagir e dar respostas. O aprendizado atua dessa forma e é fundamental na elaboração do perfil profissional”, finaliza Schneider.
A ESIC Business & Marketing School possui sete especializações nas áreas de marketing e negócios: MBA Executivo em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de Projetos, Master em Gestão de Finanças, Master em Marketing e Gestão de Negócios, Master em Recursos Humanos e Organizações, Master em Comércio Exterior e Marketing Internacional, Master em Publicidade e Comunicação Empresarial. Os programas de MBA estão entre os mais bem posicionados nos rankings nacionais, sendo credenciados à Executive MBA Council, entidade internacional que regulamenta os cursos de MBA.