O Instituto Democracia e Liberdade (IDL), com o apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP), trouxe a Curitiba, na manhã desta quarta-feira (4), o empresário Eike Batista para ministrar a palestra “Brutal Eficiência”. Reconhecido por ter sido um dos homens mais ricos do mundo e por idealizar projetos bilionários que surgem do zero, Eike compartilhou sua visão sobre novos empreendimentos voltados para a criação de futuros “unicórnios” — empresas que atingem a marca de mais de 1 bilhão de dólares em valuation.
Eike Batista também apresentou aos empresários sua mais recente revolução no campo da transição energética: a supercana. Esta biotecnologia, que promete transformar a produção de etanol, pode gerar até três vezes mais etanol por hectare e produzir de sete a doze vezes mais bagaço, uma fibra com potencial para substituir plásticos e isopor. “A supercana é mais fibrosa e grossa que as variedades atuais e pode revolucionar o mercado de energia limpa”, disse Eike, destacando as múltiplas aplicações dessa planta.
Outro projeto apresentado por Eike foi o bioestimulante Elisyum, composto por Lithothamnium, uma alga marinha rica em mais de 70 nutrientes. Destacou que a extração das algas calcificadas é feita por meio de dragagem de forma ecologicamente correta. “É um produto 100% natural, de origem biológica que contém aminoácidos essenciais para humanos, plantas e animais”, disse.
Além de seu valor nutricional para a saúde humana, o produto melhora as condições do solo e favorece a absorção de nutrientes pelas plantas, quando aplicado na agricultura, diminui o uso de agrotóxicos, eleva a produtividade dos solos, facilita a absorção de macros e micronutrientes pelas plantas, além de promover um reequilíbrio da biota do solo, reduzindo a acidez e gerando produtos mais nutritivos, firmes e, é claro, rentáveis.
Eike também falou sobre o projeto de importação de caminhões elétricos da China e o crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil. Ele destacou a economia que esses veículos oferecem, revelando que seu próprio carro elétrico custa seis vezes menos na conta de energia do que o gasto com combustíveis convencionais. “Os carros elétricos chineses são os melhores e mais acessíveis, e citou uma fábrica automatizada, que produz 130 mil carros em apenas 76 segundos”, explicou. Por fim, Eike defendeu a energia solar entre as melhores opções de investimento para a transição energética no Brasil.