Aprimorar-se nas salas de aula é uma realidade aos profissionais em cargos diretivos que almejam crescer na carreira e serem reconhecidos pelo mercado. Como um curso que desenvolve competências gerenciais e enfatiza o aprendizado em gestão e negócios, o MBA (Master Business Administration) se tornou o preferido entre profissionais de todas as áreas, além de ser o mais adequado, quando ministrado por uma instituição reconhecida. Com a overdose de oferta no mercado brasileiro, as ferramentas de avaliação utilizada por alunos (para selecionar o curso) e das empresas (para analisar o currículo de candidatos) são os rankings elaborados por publicações especializadas ou entidades e a tradição do nome da instituição. No exterior, o recurso mais utilizado é a conferência do credenciamento das escolas em Institutos e Associações de negócios. No Brasil, o conhecimento em relação a esses conselhos ainda é tímida e, tampouco, atrai novos pretendentes para compor o quadro de associados.
Única instituição de Curitiba credenciada nas principais associações internacionais, a ESIC Business & Marketing School possui no Brasil um currículo similar ao praticado em escolas européias e americanas, oferecendo ao seu aluno um certificado globalizado.
Para Isidro Córdova García, diretor da ESIC, o ranking dessas entidades é uma vitrine que demonstra a qualidade e a seriedade de uma instituição. “O processo de credenciamento é muito difícil, longo e altamente exigente, com critérios rigorosos. São cerca de três anos para obter a vaga e depois é preciso manter o padrão, porque a avaliação é anual”, diz. A matriz da ESIC está localizada em Madri, na Espanha, mas todas as 14 unidades da rede são avaliadas, inclusive a do Brasil, em Curitiba.
Escolas pelo mundo
As associações definem parâmetros que delimitam o ensino do MBA, sendo avaliado o corpo docente, a estrutura da escola, parceiros internacionais, produção científica, intercâmbio de alunos, entre outros. Assim, o curso ministrado em Harvard, nos Estados Unidos, na Sorbonne, em Paris, ou em Cambridge, na Inglaterra, possuem um padrão de qualidade similar ao que é oferecido na ESIC, por exemplo. “O curso é nivelado por cima, com o que há de melhor em todos os aspectos do ensino”, complementa Córdova. As principais associações internacionais são a Executive MBA Council (Estados Unidos), European Foundation for Management Development (Europa) e o Consejo Latino Americano de Escuelas de Administración (América Latina) que reúnem instituições de diversos continentes, dentre elas a ESIC, em Curitiba.
Segundo a gerente executiva da Ricardo Xavier, Carina Daniel, ter e manter a empregabilidade são os objetivos dos profissionais e o MBA pode ser uma opção importante porque, além de adquirir conhecimento, aumenta-se a rede de relacionamento e o grau de qualificação. “O nome da instituição e a classificação em rankings fazem a diferença na contratação de candidatos. Investir em uma boa escola, reconhecida e de renome pode fazer a diferença no currículo”, diz.
Pessoas interessadas em cursar MBA devem procurar por conta quais escolas oferecem programas compatíveis com o nome. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) tem uma visão generalista da área e qualifica o curso como lato sensu, sem especificidades. Esta foi a opção da publicitária Roberta Lobo de Melo que antes de escolher o seu curso buscou referências em rankings nacionais e associações tradicionais. “Fiz uma pesquisa bem detalhada, comparações com outras instituições e análises dos programas dos cursos. Optei pela instituição que me oferece um material mais dinâmico e a possibilidade de estudar no exterior”, afirma.
Há alguns anos um grupo de escolas se uniu para criar a Associação Nacional de MBA (Anamba) com o objetivo de regulamentar como as associações internacionais, a excelência do ensino de MBA no Brasil. Apesar do esforço, até agora a Anamba não foi popularizada a ponto de ser uma referência para o mercado. Mais informações a respeito da ESIC Business & Marketing School: www.esic.br ou (41) 3376-1417.