Nos dias 17 e 18/10, na sede da UniCesumar, Maurício Kraemer, psicólogo do trabalho, especialista em administração de pessoas, apresentou o curso Desenvolvimento em Gestão por Indicadores e Métricas de Recursos Humanos e DHO, em evento organizado pela ABRH-PR. Participaram também Eros Tuleski e Pedro Cavalcanti.
De acordo com Kraemer, o curso, uma iniciativa da ProEnsino Brasil com o apoio institucional da ABRH-PR, é o piloto para elaboração e disponibilização de um programa completo que envolve um curso dirigido para gestão e elaboração de plano de ação com base em gestão dos indicadores e métricas.
“A apresentação do projeto permitiu aos participantes compreender a visão de gestão e diagnóstico através da geração dos indicadores”, afirmou. Acentuou que a gestão de indicadores e métricas possibilita visualizar melhor as potencialidades, fragilidades e oportunidades que a organização apresenta e quais diretrizes tomar na gestão eficaz.
Kraemer ressaltou que o curso aborda fatores e técnicas de levantamento e mapeamento de indicadores por percepção diagnóstica da organização. Além de um planejamento para implantar um plano de ação com base no desenvolvimento e gestão continuada das pessoas na organização e seus desafios frente ao mercado ou segmento.
O foco principal foi o desenvolvimento humano organizacional de forma mensurada e parametrizada, com a apresentação de12 indicadores estratégicos, táticos e operacionais. “Quando a organização levanta, percebe, elenca e gere seus indicadores está trabalhando às claras, isto é, traça para si um diagnóstico que consegue fazer a leitura do contexto e de suas áreas de necessidades de melhoria”, disse Kraemer.
Os indicadores
Estratégicos: posicionamento da empresa/organização frente ao mercado/segmento e indicador de treinamento e desenvolvimento de líderes e gestores.
Táticos: indicador de treinamento e desenvolvimento em todos os níveis hierárquicos Indicador de recrutamento e seleção e programa prata da casa, Indicador de ações de inclusão social e diversidade, Indicador de qualidade de vida no trabalho, Indicador de gestão de salários, remuneração e benefícios, Indicador de retenção e engajamento.
Operacionais: Indicador do turnover e seus impactos na gestão, Indicador na administração e gestão de folha de pagamento e indicador em segurança e saúde ocupacional.
Foto: Leandro Provenci