Seguindo um projeto estratégico lançado há pouco mais de dois anos, o Grupo Comunicare – que reúne a gráfica offset Comunicare e as lojas de impressão digital Imprima Fácil – aposta na ampliação de sua rede de atendimento e prestação de serviços no segmento digital. O setor ainda possui gargalo para o crescimento. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Gráficas, Abigraf, o Brasil conta com 21 mil gráficas convencionais, sendo que 364 são digitais. Se o volume de vendas do mercado gráfico é de mais de R$ 22 bilhões, o segmento digital concentra R$ 3,7 bilhões em vendas.
Estes dados animam o empresário Raphael Manzoni, diretor do Grupo Comunicare, que vê nos números uma grande possibilidade expandir o seu negócio. “Lançamos um novo conceito de gráfica digital, fugindo do perfil copiadora ou associada a uma gráfica tradicional. O nosso negócio é uma loja, que realiza serviços de impressão digital, próxima ao varejo e ao consumidor final, sem intermediários. Por isso, estrategicamente, investimentos em unidades alocadas em shopping centers”, explica. Atualmente, são quatro lojas, todas localizadas em Curitiba (PR) nos principais shoppings da cidade. Para o segundo semestre, Manzoni irá lançar um programa de franquias, disponível a empresários em todo o país.
Mesmo com um mercado ávido pelo consumo de impressos, as empresas ainda esbarram no desconhecimento dos serviços de uma gráfica digital. Segundo Manzoni, vários são os motivos, como o distanciamento do público, o processo operacional das gráficas convencionais e a mistura dos serviços. “A impressão em offset possui um processo interno burocrático, já a digital te permite imprimir em pequenas quantidades mais rapidamente, sem a necessidade deste caminho operacional. O tempo é um aliado do serviço digital, enquanto levamos cerca de uma semana para imprimir materiais na gráfica convencional, na digital, o impresso sai em até três dias”, diz.
Infinidade na impressão
Os recursos disponíveis nas empresas digitais refletem o momento social e mercadológico. A busca pela tecnologia, velocidade e exclusividade atrai os consumidores aos produtos e serviços disponíveis na Imprima Fácil. A impressão de dados variáveis (personalização de impressos e/ou produtos) é um dos serviços mais modernos, mas que ainda esbarra no desconhecimento ou falta de estrutura de empresas para solicitá-lo. Outro ponto forte do modelo de negócio é a viabilidade em pequena tiragem, tanto de materiais personalizados quanto impressos gerais.
Tendo uma bagagem de mais de 30 anos de história com a Gráfica Comunicare, Manzoni está à frente da renovação da marca e ampliação da atuação. Para ele, a expansão do negócio está vinculada a venda de franquias e inauguração de novas lojas. “O modelo tradicional está viciado e o mercado inchou rapidamente. O investimento em maquinário é determinante para se manter competitivo, mas as condições de financiamento e os preços muitas vezes inviabilizam a aquisição de nova tecnologia. Quando você finaliza o pagamento, a máquina já pode estar obsoleta”, explica.
O investimento em impressão digital iniciou com a necessidade de atender as novas demandas e oferecer soluções completas. O perfil da Imprima Fácil, hoje nos shoppings Palladium, ParkShoppingBarigui, São José e Mueller, em Curitiba (PR), é resultado de uma iniciativa inédita para se aproximar do consumidor final. A reciclagem foi a forma encontrada pelo Grupo para aprimorar a prestação de serviços no segmento de impressão.