História, inovação e muito aprendizado marcam a palestra do CEO da Volkswagen do Brasil na ACP

14 de outubro de 2024


Na semana pássada (10/10), a Associação Comercial do Paraná (ACP) lotou seus auditórios para receber a visita de Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, que proferiu a palestra “Um panorama da indústria automotiva no Brasil”.

“É com imensa gratidão que recebemos hoje o curitibano Ciro Possobom, que gentilmente aceitou nosso convite para estar conosco nesta noite tão especial. Teremos a oportunidade de aprender com este executivo exemplar, cuja trajetória impressionante abrange grupos franceses e japoneses, com experiências na Ásia, Europa e América. Há cinco anos, ele ingressou na Volkswagen nas áreas financeira e de TI, e hoje, com muito orgulho, ocupa a presidência de uma das maiores indústrias do mundo. Agradeço também ao amigo João Camargo, que foi essencial na mediação para que pudéssemos viver esse momento histórico. Preparem-se para uma noite de grande aprendizado, orgulho e expansão de conhecimento”, iniciou o evento o Presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone.

Ciro Possobom é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de CEO da Volkswagen do Brasil. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com MBA em Finanças pelo IBMEC, possui uma sólida experiência internacional, com passagens por importantes mercados da América do Sul, Europa e Ásia. Antes de ingressar na Volkswagen, ele atuou por 21 anos na Aliança Renault-Nissan, com posições de destaque, como CFO da unidade de Carros Elétricos e Baterias no Japão e Vice-Presidente de Finanças da Renault SAS em Paris.

Na Volkswagen desde 2019, Possobom foi peça-chave na transformação da empresa na América do Sul, culminando com o retorno a resultados operacionais positivos em 2021. Atualmente, ele lidera a implementação da estratégia “Acelera VW”, que prevê o lançamento de 15 novos veículos até 2025.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A palestra uniu história, inovação e muito aprendizado. Logo de início, Possobom fez uma viagem no tempo, relembrando que há cerca de 30 anos esteve na ACP, quando sua carreira ainda estava começando. Hoje, ele comanda uma das maiores indústrias do mundo, mas destacou que essa trajetória de sucesso foi influenciada pela decisão do governo de trazer fábricas como Renault e outras multinacionais para Curitiba, em 1996, uma escolha que moldou tanto a economia local quanto sua própria trajetória profissional.

Ao compartilhar sua experiência na Volkswagen, o executivo não escondeu seu apreço por desafios e contou que ingressou na companhia em um momento de dificuldades, quando os resultados não estavam muito animadores. “Eu gosto de coisas complicadas”, brincou. Agora, com os melhores resultados dos últimos 15 anos, comemora com toda sua equipe o impacto positivo de sua liderança.

Apesar do cargo de peso, Possobom mostrou que sabe como se conectar com as pessoas, inclusive fora do ambiente corporativo. Ao revelar seu lado guitarrista e integrante de uma banda em São Paulo, disse que essa situação o ajuda a quebrar barreiras e combater a ideia errônea de que sua posição o tornaria inalcançável.

Durante a palestra, ele apresentou o robusto portfólio da Volkswagen, destacando os impressionantes números da gigante automotiva: com 71 anos de história, a empresa conta com quase 700 mil funcionários, 114 fábricas pelo mundo e um faturamento anual de R$ 22 bilhões. No Brasil, a marca se orgulha de suas quatro fábricas de veículos, dois centros de distribuição, um centro de Engenharia e Design, além de seus projetos focados em responsabilidade social, como a fábrica de biometano e a meta de “lixo zero”. Trazendo para um contexto regional, ressaltou o importante papel que o Paraná desempenha para a Volkswagen, sendo líder de mercado no Estado, com 17% de market share.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos pontos altos da conversa foi o desafio que ele disse ter assumido referente ao aumento da presença de mulheres em posições de liderança dentro da Volkswagen. De 7%, a participação feminina saltou para 25%, algo pelo qual ele se mostrou especialmente orgulhoso.

Para encerrar, relembrou dos termos que compõem a marca. “Negócios são pessoas e isso está também em nosso nome: volks, pessoas, wagen, carros”, disse. E é nesse espírito que a empresa investirá R$ 16 bilhões até 2028 em novas plataformas e soluções (como carros total flex e eletrificados), com 16 novos produtos a caminho, reafirmando seu compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade no Brasil. “Nosso foco sempre será nas pessoas e na constante reinvenção da indústria automotiva. E como ‘lições’, reforço a importância de sairmos da altivez e da soberba para conversarmos de igual para igual com nosso time, que no final das contas é o nosso grande parceiro de negócios”, encerrou.

 

 

 

 

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