Com o objetivo de discutir o fortalecimento das entidades de classe, estiveram juntos, em um painel de debates, o Presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira; o Conselheiro Federal da Agronomia do Paraná, Daniel Galafassi; e o Diretor Geral da Mútua Paraná, Julio Russi. O encontro ocorreu na 1ª SEPEAG-DIGITAL, evento organizado pelo CREA-PR, e foi mediado pelo Geógrafo Danilo Serrano, coordenador do Colégio de Entidades de Classe do Crea-PR (CDER).
“Fortalecer as entidades de classe é fundamental, pois a partir delas que consolidamos o nosso sistema profissional. Precisamos estar próximos destas instituições e encorajar as parcerias de longo prazo, promovendo a sustentabilidade própria, além de possibilitar a realização de eventos que dialoguem diretamente com os associados”, destacou Ricardo Rocha.
Na ocasião, a importância do trabalho em conjunto e da autonomia também foram destacados por Julio Russi. “É preciso desonerar o Crea-PR e estimular que as entidades consigam desenvolver suas atividades de forma funcional e sustentável”, comentou. O Diretor Geral da Mútua-PR lembrou ainda de ações desenvolvidas pela instituição em prol dos associados como o Divulga Mútua (que auxilia na comunicação de eventos), o plano de previdência TecnoPrev, entre outras.
Sobre o tema, Daniel Galafassi ressaltou a força do associativismo no Paraná, mas cobrou uma participação mais ativa por parte dos profissionais. “É necessário que eles se organizem no sentido de uma atuação mais próxima e influente nas reivindicações. Apenas com a participação de todos que conseguiremos ter entidades fortes e dignas da Engenharia”, afirmou o Conselheiro Federal da Agronomia-PR.
No painel também foram discutidos os desafios que envolvem a fiscalização, a inserção de jovens profissionais no mercado, uso de novas tecnologias nas entidades de classes, entre outros.