Maestria da liderança e foco nos diferenciais marcaram as palestras da manhã do primeiro dia do Connect Week Summit

19 de junho de 2024


O primeiro dia do Connect Week Summit começou, literalmente, com maestria. O CEO e Maestro do Musicarium, Sergio Ogawa, ministrou a palestra “Liderando com Maestria”, que explora paralelos entre a gestão de uma empresa e a regência orquestral, focando na arte de unir talentos individuais em uma sinfonia harmoniosa.

Por meio de metáforas musicais e experiências da vida, os participantes se inteiraram sobre as qualidades essenciais que impulsionam tanto uma equipe de alto desempenho, quanto uma orquestra de sucesso. “Esta Camerata que está se apresentando hoje não precisa de maestro, pois trabalhamos fortemente a nossa comunicação e cada um sabe seu papel. À medida que uma organização cresce, a comunicação começa a sofrer entraves e, sem uma comunicação clara, as equipes acabam se isolando e o trabalho se perdendo pelo caminho”, destacou Ogawa.

 

A palestra foi enriquecida com performances ao vivo da Camerata de Cordas Musicarium, ilustrando os conceitos discutidos. Os jovens alunos do Musicarium -instituição que há sete anos se dedica ao desenvolvimento de orquestras e à formação musical de crianças e jovens – personificaram os princípios de liderança, colaboração e excelência por meio da música, demonstrando como equipes de alto desempenho podem criar algo verdadeiramente excepcional quando estão em sintonia. “A música salva e transforma vidas”, afirmou Ogawa dando exemplos da sua trajetória pessoal.

Transformando o não em sim

Carla Sarni, dentista e CEO do Grupo Salus, foi a segunda a palestrar na manhã desta quarta-feira. Além de Sorridents, outras duas marcas integram o portfólio do Grupo, nas áreas de saúde e bem-estar: GIOlaser, rede de clínicas de depilação a laser, e Olhar Certo, rede de oftalmologia.

A necessidade de empreender surgiu na vida da empresária quando precisou trabalhar como vendedora, na porta da faculdade, para garantir seu sustento. “Eu não podia contar com R$ 1 da minha família, então vendia de tudo: roupa, sapato, bombom, água… Meu apelido era ‘camelô”, contou Sarni.

Formada em odontologia pela Unifenas, em Alfenas (MG), a dentista criou a primeira unidade da Sorridents em cima de uma padaria. Ela acredita que reinvestir os ganhos na própria empresa fez o sucesso do negócio. “As pessoas me perguntavam se eu não ia comprar um carro e eu respondia: ‘meu negócio vai me dar muitos carros”, relembrou.

A empresária destacou a importância de potencializar os diferenciais não somente para o cliente futuro, mas para o qual o negócio está atendendo atualmente. “Você sabe quem é o seu cliente, conhece ele de fato, tem o foco nesta pessoa para a qual você está trabalhando? Ninguém atende todo mundo, isso não existe”, afirmou.

Carla enfatizou que o empreender é um ato de coragem e, mais difícil do que abrir um negócio, e fazê-lo perpetuar. “Os negócios precisam estar em movimento e em inovação o tempo todo. Crescer é uma necessidade, mas é preciso estar ciente que este processo não é linear”, alertou.

A parte da tarde do primeiro dia do Connect Week Summit seguirá com as palestras: “Gestão na Economia Post-Commodity, o Papel do AI, Cyber-Physical Systems e Ecosistemas de Inovação”, com Rhoda Serafim e “Destruindo o impossível”, com o ultramaratonista Daniel Oliveira

 

Texto: Básica Comunicações

Fotos: Hay Ramos

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