Como parte da estratégia de fortalecer o Paraná no segmento de vitivinicultura, fomentar a economia e tornar a região referência no plantio de uvas, a Vinícola Campo Largo inicia em fevereiro a produção de suco de uva na sua fábrica na região metropolitana de Curitiba, após mais de 30 anos com a produção de todos os vinhos e sucos da empresa concentrada na região de São Marcos (RS). Com a colheita, que acontece no primeiro trimestre, as bebidas são produzidas na cidade gaúcha e transportadas periodicamente à Campo Largo para serem envasadas e distribuídas em todo o Brasil.
Ao total 20 carretas com capacidade para 25 toneladas de uvas irão desembarcar na fábrica durante o mês de fevereiro. “A expectativa é que em até oito anos a nossa produção para suco de uva chegue a 2,5 milhões de litros, com toda a uva proveniente dos parreirais no Paraná. A empresa iniciou em 2008 um investimento que chegará a R$ 500 mil na aquisição de mudas certificadas que serão entregues aos produtores”, afirma Giorgeo Zanlorenzi, diretor-presidente da Vinícola, que reforça a parceria firmada com o Governo do Paraná através do projeto “Consolidação da Uva Rústica como Negócio da Agricultura Familiar no Paraná”. O objetivo é estimular o plantio de uva no Estado e a produção regional de bebidas e derivados, a partir do benefício fiscal, com a isenção do ICMS. “Com a adesão ao projeto geramos empregos diretos e indiretos, temos a previsão de contar com a colaboração de até 160 famílias nos próximos anos”, diz Zanlorenzi.
As novas instalações da Vinícola ocupam uma área de 500 m², preparada para produzir 350 mil litros de suco de uva, em um processo que dura até 60 dias. O aporte em equipamentos para a produção e envase foi de R$ 4,5 milhões, além de outros investimentos relacionados à logística e ao acondicionamento das frutas.
História e tradição
A primeira geração da família Zanlorenzi iniciou a produção de vinhos de forma artesanal e colonial em 1939, nos arredores de Campo Largo. Três anos mais tarde a empresa foi criada para atender ao comércio local e nas décadas seguintes o crescimento da demanda exigiu a profissionalização na produção. Até os anos 70 as uvas eram cultivadas no município paranaense, porém uma praga do inseto “pérola-negra” contaminou a plantação, motivando a migração para o Rio Grande do Sul.
Para Zanlorenzi, o retorno do cultivo dos parreirais no Paraná era uma meta da empresa, que ganhou força com o projeto lançado pelo Governo Estadual. “A opção pela produção do suco de uva é uma aposta que fazemos no mercado consumidor. Hoje em dia, as pessoas prezam a saúde e o bem estar, o suco possui os mesmos benefícios do vinho, porém sem o álcool”, diz. A previsão é que em oito anos o produto aumente em cinco pontos percentuais a representatividade no faturamento da empresa, atingindo 8%.
O suco de uva da Vinícola Campo Largo é integral, sem adição de água, conservantes ou açúcar. É comercializado em todo o país e exportado para os Estados Unidos e países do Mercosul.
Mais informações: www.vinicolacampolargo.com.br