NRF Retail’s Big Show traz um novo olhar para o varejo mundial

11 de fevereiro de 2022


Realizado anualmente em Nova York (EUA), o NRF Retail’s Big Show é o maior e mais influente evento do varejo mundial. Com o objetivo de compartilhar alguns dos insights apresentados por lá, o Grupo OM Marketing & Comunicação, em parceria com a Varejo 180, promoveu a décima edição do pós-NRF em Curitiba, nesta semana, no Cinemark do Shopping Mueller. A apresentação ficou por conta de Zeh Henrique Rodrigues, Sócio-VP de Branding e Varejo do Grupo OM. As impressões em relação às visitas técnicas realizadas pela caravana do Grupo OM em NY foram de responsabilidade de Julio Takano, fundador e CEO da Kawahara |Takano Retailing.

 

Após traçar um panorama geral do evento, que reuniu mais de 25 mil pessoas, Zeh Henrique Rodrigues destacou que um novo olhar foi lançado sobre o varejo mundial. “Se 2020 foi um ano nervoso e 2021, confuso, 2022 pode ser considerado um ano de revenge buying, ou seja, da compra por vingança. Temos uma demanda reprimida e o varejo precisa estar atento a essa situação, mas também verificamos mudanças no comportamento do consumidor”, afirmou, assegurando que “eficiência logística, qualificação da equipe e os produtos, devem ser prioridades na pauta do varejo”.

 

Segundo ele, o varejo digital ganhou mercado nesses anos de pandemia e agora precisa ser mais intuitivo, interativo e divertido para chegar aos consumidores das novas gerações, como por exemplo, a Z. “Mas é bom lembrar que o consumidor gosta de comprar nas lojas físicas que, a partir de agora, devem ter novas funções, precisam ser mais adaptáveis e flexíveis, ter um atendimento qualificado e uma logística que atenda os interesses dos clientes”.

 

“Hoje temos que pensar em resolver as pendências e esquecer um pouco as tendências”, disse Zeh Henrique, citando alguns insights captados durante o evento e que podem tornar o varejo mais competitivo: o varejista deve abrir novos canais integrados, automatizar o processo logístico, criar soluções que facilitem o pagamento para o consumidor, investir em treinamento estruturado e constante da equipe de vendas, apresentar um mix mais qualificado de produtos e serviços e aprimorar o branding.

 

De acordo com o especialista, a grande vedete do varejo é o produto. “O consumidor está bem mais ativo e busca marcas sustentáveis e que têm propósito, valores, engajamento e que contem histórias. O consumidor quer mais conveniência, programas de recompensas, rapidez da entrega e várias opções de pagamento”, comentou.

 

A segunda parte do Pós-NRF foi conduzida por Julio Takano. Ele mostrou as visitas técnicas realizadas pela caravana do Grupo OM e Varejo 180 em NY e se concentrou nos ecossistemas varejistas. Entre as marcas, a Ulta Beauty, Allure, Target, Nordstrom, Bed Bath & Beyond Inc, UGG, Harry Porter, Google Store e Starbucks. Em comum, todas apresentam um modelo de negócios que garante aplicabilidade, experimentação, conveniência e produtos de excelência.

 

De acordo com Takano, estamos na era do branding. “Uma época em que as marcas precisam definir propósitos, valores, conexões para conversar com o cliente e se relacionar com ele, integrando os meios físico e digital, e promovendo uma experiência de compra relevante”. Fique por dentro das novidades do varejo em https://varejo180.com.br/

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