Painel Ecossistemas Inspiradores apresenta boas práticas para desenvolvimento de inovações tecnológicas durante o Viasoft Connect 2022

23 de junho de 2022


Encontrar ambientes favoráveis com incentivos para promoção de novos negócios é a proposta do Painel Ecossistemas Inspiradores, criado por meio de uma parceria entre a Viasoft e a Superintendência-Geral de Inovação, do Governo do Paraná. Para inspirar gestores públicos a proporcionar condições favoráveis de desenvolvimento, o Viasoft Connect 2022 trouxe cases de sucesso, em que municípios do Paraná e de Minas Gerais mudaram estratégias e avançam no caminho do empreendedorismo.

 

O CEO da Viasoft, Itamar Viola, conduziu as apresentações, recebendo no palco o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovações da cidade de Pato Branco, Giles Balbinotti; o Diretor de Negócios do Biopark de Toledo, Paulo Victor Almeida; o Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi e o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves. “A ideia é que cada um apresente os motivos que levaram a esses ecossistemas existires. Queremos demonstrar para outros interessados como se constrói e como outros municípios podem seguir esses bons exemplos”, disse Viola.

 

Em Pato Branco, o diferencial que tornou o município do Sudoeste do Paraná um exponencial de negócios se deve à inovação, a criatividade, e a uma estrutura tecnológica, estimulando o desenvolvimento de talento humano, potencializando habilidades. Mais ao Oeste do estado, Toledo criou o BioPark e busca incessantemente valorizar a educação e a formação de jovens da própria região para se tornarem exponenciais em tecnologia.

 

A capital paranaense, por sua vez, destaca incentivos para criação de ideias transformadoras em benefício do cidadão. O programa Vale do Pinhão, foi criado em 2017 para criar uma cidade mais inteligente, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OD) da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, Curitiba tem mais de 8 mil empresas de TI, empregando cerca de 50 mil pessoas, além de 489 startups.

 

A tradição é a inovação no sentido amplo para a cidade de Santa Rita do Sapucaí, localizada no interior de Minas Gerais. Foi com o dinheiro do comércio de café que foram viabilizadas a escola técnica de eletrônica e o primeiro curso de engenharia de telecomunicações. Com esse arcabouço educacional, a cidade já tem na cidade 12 cursos de graduação, cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

 

Texto: Básica Comunicações 

Fotos: Fábio Ortolani e Fernando Souza

 

https://www.viasoftconnect.com.br/painel-ecossistemas-inspiradores-apresenta-boas-praticas-para-desenvolvimento-de-inovacoes-tecnologicas-durante-o-viasoft-connect-2022/



Contato