Na noite de terça-feira (21.05), empresários e colaboradores de vários segmentos se reuniram na sede da Associação Comercial do Paraná para participar da palestra motivacional “CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude”. O método foi apresentado por Odilon Grube, formado em marketing e com pós em gestão por competência, e coordenador do Conselho de Jovens Empresários da ACP, organizador do evento. Maria Camila Turmina, vice coordenadora do CJE, deu as boas-vindas a todos.
Ferramenta que ajuda o setor de recursos humanos a identificar competências profissionais, o conceito CHA foi apresentado na palestra por um outro viés, como método de transformação de vidas a partir do conhecimento, habilidades e atitudes.
“Vamos aproveitar nosso tempo para aprender, tomar posturas diferentes, trabalhar com mais amor e afeto, trazer mudanças positivas para a vida. A automotivação é necessária, bem como a autorresponsabilidade. A tríade conhecimento, habilidade e atitudes afeta diretamente nossa capacidade de saber, saber fazer e querer fazer”, pontuou Grube.
Ele destacou que nunca é tarde para aprender e para ser melhor que ontem é preciso buscar informações. “Por meio do conhecimento, praticamos nossas habilidades para alcançarmos resultados. Assim, teremos como planejar nossas atividades. Precisamos ter atitudes para não procrastinar”, acentuou.
Ainda em sua apresentação, Grube mostrou insights não apenas no campo profissional, mas também no lado humano. Citou comprometimento, aprendizagem, performance, autodesenvolvimento, trabalho em equipe, valores, liderança, visão do negócio, paixão, inovação, resultado, mudança de posicionamento e evolução.
E ainda provocou os participantes a refletirem a respeito. “Precisamos nos colocar em primeiro plano, valorizar a nós mesmos, aceitar que a mente manda e o corpo obedece, entender que juntos somos mais fortes e juntos vamos mais longe, ter gestão do nosso tempo, conhecer é importante, mas praticar é muito mais”, disse.
Em relação à prática do conceito CHA, Odilon citou frases que devem estar no mapa mental de cada pessoa: de manhã levanto para vencer; sou movido a metas e objetivos; não desperdiço meu tempo; jamais penso e não faço, penso e faço acontecer; o medo não me domina; nunca desisto; acredito na força do meu entusiasmo; tenho aprendizados diários.
Com uma palestra recheada de bom humor, recortes de sua vida pessoal e profissional, o coordenador do CJE conquistou o público que deixou a sala renovado, com certeza. “Espero que minha apresentação tenha contribuído para que todos busquem transformar suas vidas. Levem com vocês uma palavra: gratidão por mais um dia que estou aqui”, finalizou.