O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de Junho, foi celebrado pela Associação Comercial do Paraná (ACP) com um encontro para debater o tema “A ação contra a mudança global do clima”, ação proposta pelo Conselho da Mulher Empresária (CME) e Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial (Casem), em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).
As mudanças climáticas e a consequente necessidade da adoção individual de hábitos sustentáveis para preservar o meio ambiente foi ponto de destaque das palestras proferidas por Ana Zattar e Ana Marise Auer. A presidente do CME, Albanir Fracaro, abriu o evento destacando a importância do debate. “Esta é uma data muito importante para a ACP, visto que aqui o tema é discutido amplamente. É urgente refletirmos sobre nosso papel e a importância de nossas escolhas diárias. Destacamos ainda a atuação imprescindível das mulheres na causa ambiental em todo o mundo”, sinalizou a empresária. Estiveram presentes no encontro o presidente do Casem, Edilson Ribeiro, e o presidente do IEP, José Carlos Dias Lopes da Conceição.
Conscientização e percepção
A professora, empresária e palestrante Ana Zattar, idealizadora do movimento Cata Comigo, abordou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 – Ação contra mudança global do clima, estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU). “O ocorrido no Rio Grande do Sul ressalta os efeitos das mudanças climáticas. Trata-se de uma situação que não sabe apenas aos governos responderem, nós enquanto cidadãos temos que adotar novos hábitos, de forma a fortalecer e influenciar a mentalidade coletiva da sociedade”, afirmou Ana Zattar, citando como exemplos a adoção de sacolas de pano para compras, fazer o descarte correto de itens como esponjas, tampinhas, reutilização de embalagens.
Representando o IEP, a engenheira florestal e bióloga, Doutora e mestre na área de pesquisa em Conservação da Natureza, Ana Marise Auer, mostrou a relação da ocupação do espaço com as mudanças ambientais e climáticas. “Esta data tem o propósito de destacar que a proteção do meio ambiente afeta o bem-estar e o desenvolvimento econômico como um todo”, disse, lembrando que 70% da população brasileira ainda não separa corretamente o lixo.
Coleta de tampinhas
A ACP é um ponto de coleta do programa Tampinha Paraná, idealizado pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e que incentiva a coleta de tampas de plástico para a permuta por fraldas geriátricas e por itens de higiene, a serem destinados a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e também para crianças. Durante o evento, os participantes puderam descartar suas tampinhas plásticas, ação acompanhada de perto pela Presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Rose Traiano.