A participação mostra maior grau de maturidade das empresas paranaenses na cultura da inovação
O Prêmio Empresa Inovadora chega à segunda edição com um número de inscritos cinco vezes maior do que em 2022. O crescimento é fruto de um trabalho coletivo das empresas responsáveis pela premiação, com parcerias consolidadas e um amplo roteiro de divulgação, incluindo roadshows por todo o Paraná nos meses de janeiro e fevereiro. O recorde de inscrições também demonstra a maturidade das empresas paranaenses em relação ao tema. “É sensacional ver o impacto das nossas ações e perceber que ficou clara a necessidade de incorporar a inovação na cultura das empresas para que elas possam sobreviver e se destacar no mercado em que atuam”, analisa Roberto Elias da Silva, sócio da Viasoft.
O resultado do prêmio será revelado durante o Viasoft Connect 2023, no dia 23 de junho. Até lá, as 351 empresas inscritas passam por uma série de atividades, como o autodiagnóstico de inovação, ferramenta desenvolvida pela Haze Shift especialmente para o projeto. Em seguida, acontecem duas etapas de entrevistas e, por fim, a análise por uma banca de especialistas. “Tínhamos a expectativa de ampliar a participação de empresas do Paraná e de fora do estado, o que se confirmou. Também notamos uma ampliação de inscritos por segmento, com participantes em nível alto de maturidade”, pontua Luiz Fernando Frederico, sócio da Haze Shift Consultoria de Inovação. Em abril, 78 empresas já estavam na etapa de entrevistas.
Visibilidade e desenvolvimento para todo o Paraná
Uma das características do Prêmio Empresa Inovadora é promover o engajamento dos diferentes atores do ecossistema de inovação, algo que já vem se comprovando na fase de entrevistas, com 1.551 colaboradores participando do projeto. “Confirmamos o que aparece no autodiagnóstico: a percepção de que é importante inovar não somente em produtos e serviços, mas na cultura dos negócios”, complementa Frederico. A visibilidade do prêmio também é destaca pela RPC, cuja capilaridade enquanto veículo de comunicação contribui fomentar o desenvolvimento em todas as regiões do estado. “O processo de avaliação é muito rico, possibilita um olhar diferente para quem participa. Essa é uma grande oportunidade para as empresas paranaenses se enxergarem no processo de inovação a partir de ferramental técnico”, pontua Rodrigo Libório, diretor comercial da RPC.
O Prêmio Empresa Inovadora tem quatro categorias: indústria, cooperativa, varejo e serviços. Para cada uma delas, serão premiadas três empresas, e outras quatro serão reconhecidas com o selo Empresa Inspiradora, concedido a partir de votação popular. “Já notamos um grande engajamento nas primeiras fases da premiação e nossa expectativa é que isso seja amplificado nas próximas fases. Com divulgação nas redes sociais, canais de comunicação e na votação popular, as empresas conseguem validar a articulação na comunidade onde atuam e confirmar o quanto são relevantes quando se fala em inovação”, conclui o sócio da Haze Shift.
Parcerias fortalecem segunda edição
O Prêmio Empresa Inovadora é uma realização do Grupo Viasoft, com a correalização da Associação Comercial do Paraná (ACP) e Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada à Rede Globo no Estado do Paraná, Haze Shift Consultoria de Inovação e Universidade Positivo (UP). Tem o incentivo do Governo do Paraná (por meio Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital). Apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Sebrae, Tecpar e UP Experience.
Mais informações: https://www.premioempresainovadora.com.br/
@premioempresainovadora
Serviço – Prêmio Empresa Inovadora
Data: 23 de junho (sexta-feira)
Local: Viasoft Experience (Rua Prof. Pedri Parigot de Souza, 5300)