Os jornalistas Zé Beto, Luiz Claudio Oliveira e Patrícia Blümel participaram nesta quinta-feira de um debate sobre comunicação em rede e valorização profissional, atividade inserida na programação do 35º EPEC, que reúne profissionais de entidades de classe vinculadas ao CREA-PR no Hotel Bourbon.
Para Zé Beto, que assina um blog diário no site Jornale, o blog representa a solidificação da democracia. “Pela primeira vez o público tem a oportunidade de participar e interagir com o jornalista que, por sua vez, tem a liberdade de falar o que quiser, desde que com responsabilidade”. Para ele, não importa se o blog possui diversos acessos, mas sim o ato de comunicar. “O fundamental é ser simples”, resumiu.
De acordo com Luiz Claudio Oliveira, que coordena a editoria Online da Gazeta do Povo, a internet modificou a forma de se fazer comunicação.
“Agora o leitor pode opinar e também representa uma fonte de formação e de informação”. Segundo ele, os blogs têm como característica o fato de serem pessoais, opinativos e individuais, uma vez que podem apresentar o ponto de vista do jornalista, e não de um veículo de comunicação. “A interatividade, aliada à convergência e à portabilidade permite levar o acesso ao mundo dentro do bolso”, resumiu.
A jornalista Patricia Blümel apresentou o blog Paraná em Debate e reforçou a importância das entidades e dos profissionais colaborarem com notícias, de forma a tornar o veículo uma ferramenta de interação e de informação.