Lançado no início do ano como parte do Programa de Regionalização do Turismo, um programa do Governo Federal, o projeto de promoção das regiões turísticas do Paraná foi escolhido como o melhor do Brasil na categoria “Material Promocional”. A premiação organizada pelo Ministério do Turismo reuniu 93 trabalhos de todo o país, com seleção dos três casos mais bem sucedidos em oito categorias. A avaliação foi realizada por uma banca multidisciplinar composta por membros do próprio Ministério, da Embratur, acadêmicos e profissionais do segmento de comunicação e turismo.
O projeto paranaense foi idealizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Paraná e (Setu) e o Sebrae-PR, com toda a criação sob a responsabilidade da empresa YUP Brasil, de Curitiba. A YUP desenvolveu a Marca Paraná e de outras regiões do estado (Noroeste, Norte, Campos Gerais, Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Centro-Sul, Centro, Sudoeste, Oeste e Iguassu & Caminhos ao Lago Itaipu), bem como assina os materiais promocionais e explicativos do projeto.
O objetivo do material é divulgar as atrações turísticas do Paraná, mostrando informações sobre as diferentes vertentes da prática, como o turismo religioso, cultural, de negócios, ecoturismo, de lazer e esporte. Atualmente, o esforço está concentrado na divulgação dos materiais no Brasil e no exterior, em feiras, eventos e pontos estratégicos.
Para compor as Marcas, peças fundamentais na caracterização de cada região com potencial turístico, a YUP se inspirou em elementos tradicionais paranaenses, que sejam reconhecidos em qualquer local do país. “Buscamos referências na origem do nosso povo, na natureza, nos hábitos, na urbanidade; tudo que identificasse o nosso Estado”, explica Vanessa Mezzadri, diretora de criação da YUP. Para unificar a promoção do turismo, a YUP também desenvolveu a Marca Paraná, que é a principal imagem do projeto, utilizada em todos os materiais distribuídos em âmbito nacional e internacional.