Os laticínios são ricos em triptofano, aminoácido que ajuda o organismo a produzir a serotonina, neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, por isso estão inseridos na categoria dos “alimentos felizes”. E no cardápio da felicidade, que foi fonte de um estudo de Charles Spence, psicólogo experimental da Universidade de Oxford, os mais diversos tipos de queijos são capazes de intensificar essa sensação.
De acordo com a especialista em queijos da UltraCheese, Maria do Céu, a tendência da cozinha da felicidade ou mood food ganha cada vez mais seguidores. “O setor alimentício está de olho na questão e vem relacionando esse novo conceito ao paladar, promovendo experiências degustativas com produtos diferenciados, saudáveis e nutritivos”, salienta.
A neurociência afirma que os baixos níveis de serotonina estão relacionados ao humor negativo e à depressão. Portanto, costuma-se dizer que os alimentos ricos em triptofano atuam como antidepressivos naturais, ampliando o bem-estar, o bom humor e a felicidade.
Estudos apontam que o ato de comer traz, além da questão nutricional da comida, o despertar da sensorialidade e da sinestesia provocada pelas cores, sabores, texturas e aromas, retroalimentando a carga sensorial, emocional e cognitiva.
Queijos da Cruzília
Para Maria do Céu, o portfólio de queijos da Cruzília, empresa que integra a plataforma UltraCheese, busca levar aos consumidores produtos com qualidade e saudabilidade. “E por que não dizer que os queijos despertam a sensação de felicidade por meio de sabor, aroma e textura?”, questiona sobre os produtos únicos, fabricados no melhor terroir do Brasil, a Serra da Mantiqueira (MG).
Para ilustrar sua observação, ela cita a degustação do Emmental e do Gruyère Cruzília. “Fabricados com flora propiônica natural, revelam um sabor inigualável e provocam várias sensações na boca”, diz. Outro é o Santo Casamenteiro, casamento perfeito de um queijo de mofo azul com damasco, nozes e cream cheese.
É importante destacar que o Santo Casamenteiro da Cruzília participou, na França, da 5ª edição do Mondial du Fromage et des produits laitiers, ao lado de cerca de 940 produtos, e foi agraciado com medalha de Super Ouro, principal premiação concurso.
Maria do Céu inclui ainda nesse cardápio da felicidade os queijos A Lenda e o Azul de Minas, ambos produzidos com exclusividade pela Cruzília.
O queijo A Lenda, premiado em 2019 no Brazil’s Cheese World Contest e recebeu medalha de Ouro na 5ª edição do Mondial du Fromage et des produits laitiers, é um queijo único, prensado manualmente, produzido e maturado com cuidados artesanais. “Com casca negra firme e interior macio, tem sabor marcante, levemente adocicado inconfundível”, observa a especialista.
“O Azul de Minas é diferente em tudo e é o primeiro queijo azul criado e fabricado em terroir brasileiro”, conta Maria do Céu. “Cepas especiais de fermentos, mofo azul importado e duplo creme são adicionados ao leite fresco selecionado para produzir um queijo de cremosidade deliciosa e exclusiva. O sabor único e gourmet que se revelam a cada pedaço são pura felicidade na boca”. Para completar, o Azul de Minas foi eleito um dos melhores queijos do mundo no World Cheese Awards de 2017-18, realizado na Noruega.
“Todos estes, além do Estepe, do Gouda e do Esférico, entre tantos, provocam sensações únicas e muito agradáveis quando consumidos. Prova de que queijo realmente traz felicidade”, encerra.
Confira receitas exclusivas da Cruzília e amplie seu cardápio da felicidade: https://www.youtube.com/watch?v=2xXbAXN6Eg4&list=PLLf0BQY6Yb4-NVfHzd-f86BTWt29riI8r.