Com o tema “Noções Jurídicas no meio contratual”, o Conselho do Jovem Empresário (CJE) da Associação Comercial do Paraná (ACP) promoveu um talk show na noite de quarta-feira (14), com participação do advogado tributarista e empresarial Erich Augusto; do administrador e data analytics Davi Garcia e do acadêmico de Direito Leonardo Navarrete.
Estiveram presentes a vice-presidente e coordenadora do Conselho da Mulher Empresária (CME) Albanir Fracaro, e a coordenadora da Câmara Setorial de Saúde, Malu Gomes, entre demais associados e interessados.
O coordenador do CJE, Odilon Grube, foi o mediador da conversa. “Estamos promovendo talk shows com temas que fazem parte do dia a dia dos empresários. O primeiro foi sobre comunicação e liderança. Hoje trouxemos esse tema da área jurídica, porque às vezes abrimos nosso negócio sem este olhar, sem um contrato que seja, apenas pensando em começar, em vender e em ter clientes”, disse.
Jurídico na empresa
A importância do contrato e de delimitar os serviços enquanto fornecedores foi abordada por Erich Augusto, que é sócio no EA&GB Advogados Associados. “Para elaborar um bom contrato de consumo é muito importante se pautar no Código de Defesa do Consumidor e na jurisprudência do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que julga essas matérias. Nos contratos genéricos, o fornecedor tende a ser responsabilizado de forma geral, porque não está respaldado pela lei”, afirmou. “O contrato não é só na folha de papel, pode ser verbal ou pelo WhatsApp. Na hora de vender é muito importante ter a noção do consumo e que do outro lado tem o consumidor”, destacou Augusto.
O valor da informação clara na relação entre cliente e fornecedor foi destacado por Leonardo Navarrete, que há dois anos atua no escritório Advocacia Correa de Castro & Associados. “Imaginamos a figura do advogado como aquele que resolve um conflito. Mas agora ele passou a atuar também na prevenção desses conflitos, analisando informações positivas, assim como os riscos do negócio”, pontuou Navarrete.
Atualmente na equipe de analistas do Mc Donald’s, Davi Garcia abordou a importância da análise dos dados dentro das empresas. “As métricas e as ferramentas são importantes para análises mais assertivas. Em posse dos dados, tendo o empresário as ferramentas de integração necessárias e um bom profissional para analisar, isso otimiza tempo e resultados e permite tomar a decisão mais apropriada”, afirmou Garcia.
Nos próximos meses de setembro e outubro estão previstos novos talk shows promovidos pelo CJE.