O suco de uva possui os mesmos benefícios do vinho, sem o acréscimo de álcool
O vinho é uma das bebidas mais degustadas no mundo, associada ao bem estar e à qualidade de vida, desde que consumido com moderação. Uma opção igualmente benéfica e saudável ao corpo, é o suco de uva natural, um produto integral que passa por um processo produtivo semelhante ao do vinho, apenas sem a fermentação que resulta na formação do álcool.
Por isso, tradicionais vinícolas do país investem na produção do suco que a cada ano aumenta a sua representatividade no mercado nacional. Estudos realizados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) constatam que as moléculas presentes na uva, se ingeridas regularmente, podem aumentar a estimativa da vida das pessoas. Uma substância presente na casca da uva, denominada resveratol e produzida pela videira para proteger os cachos, possui características terapêuticas muito eficazes no combate aos radicais livres e a hipertensão. As propriedades da fruta reduzem o risco de doenças coronárias e combatem ao envelhecimento e ao câncer.
Para o diretor-presidente da Vinícola Campo Largo, Giorgeo Zanlorenzi, esses benefícios são potencializados quando o suco é totalmente natural, ou seja, produzido com o próprio suco da fruta sem adição de qualquer outro elemento. “A diferença dos sucos integrais, como produzimos na Vinícola, dos sucos em garrafas plásticas e o suco de caixinha (longa vida) é a total ausência de conservantes, água ou açúcar. Assim, a bebida é mais saborosa e saudável”, afirma.
Só faz bem
O suco de uva colabora na prevenção de doenças, reduz a formação de placas de gordura, que podem entupir as artérias, combate a fadiga e a anemia. Colabora com o sistema circulatório e ajuda a aumentar o nível HDL, o bom colesterol. “O resveratol é um antioxidante natural responsável pela eliminação de gordura, atuando na desobstrução das artérias. Além disso, a presença de vitaminas, fibras e carboidratos auxiliam na reposição de energia ao corpo”, explica o enólogo Mateus Poggere.
Maior produtora de vinhos de mesa do Brasil, a Vinícola disponibiliza ao mercado cerca de 450 mil de litros de suco de uva por ano. Número que pretende aumentar com os investimentos realizados na sede da empresa em Campo Largo, exclusivamente para este produto. “Apostamos no consumo do suco porque ele está diretamente ligado ao conceito da saúde, um importante aspecto da vida das pessoas nos dias de hoje”, complementa Zanlorenzi. A expectativa em torno do produto estimulou o incentivo ao plantio de uva em terras paranaenses, no ano passado a Vinícola iniciou a distribuição de mudas para agricultores locais e acompanha de perto o crescimento das parreiras. Tudo isso, com o objetivo de obter a auto-suficiência regional na fonte de matéria-prima para a produção de suco.
Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), da safra de 2008 nas plantações gaúchas, mais de 131milhões de kg foram destinados à produção de suco de uva, num universo de mais 630 milhões de kg de uvas adquiridas pelas vinícolas.